Tags

,

Eu sempre torço muito pelo sucesso dos meus amigos e acho isso fundamental numa amizade. Fico tão feliz em saber que estão crescendo, aprendendo, progredindo. É como se fizessem parte de mim… Desde pequena ouço conselhos dos meus pais a respeito daqueles que fizeram parte dos pedacinhos da minha vida: “Escolha amigos que te acrescentem, em qualquer aspecto que você julgar importante. Essa é uma das fórmulas para conquistar boas e duradouras amizades.” 

Concluíndo seu Mestrado na Rússia, em Artes Cênicas, imagino todas as dificuldades e choques culturais pelos quais meu amigo Argus está enfrentando. Preciso dizer que morri de inveja [BRANCA, boa] quando recebi o e-mail a seguir:

@@@@@@@@@@

“Oi querida,

Comprei os seguintes livros aqui em Moscou, desde setembro de 2010:

Livros comprados:

– A Coletânea do Stanislavski (completa, 8 livros)


– A Coletânea de Meyerhold (completa, 3 livros)
– História das Relações Teatrais (Stanislavski e Hemirovich-Danchenko) (coleção completa, 3 livros)
– Ao Teatro Pobre (Grotowski)
– Nascimento do Teatro (Nemirovich-Danchenko)
– Dicionário Antropológico de Teatro (Eugênio Barba, Nicola Savarese)
– Arte da Direção (Stanislavski, Meyerhold, Strehler, Grotowski, Brook)
– Mestre da Direção (Coletânea de artigos: sobre o que os estudantes daqui trabalham durante os 4 anos de graduação, divididos por anos)
– Especialidades da Expressão Corporal (Kokh)
– Arte da Esgrima (Tyshler, Movshovich)
– Ao Caminho de Turandot (Vakhtangov)
– Caminho do Ator (Michail Tchekhov)


– Aulas para Atores Profissionais (Michail Tchekhov)
– História do Teatro Dramático Russo
– Regra Cênica
– Coletânea Emile Zola
– Coletânea Pushkin
– Coletânea Ivan Viripaev (Oxigênio, mais 2 pecas)

Curtiu?


Argus Cecil. ”

@@@@@@@@@@

Se eu CURTI? Eu a-m-e-i! Estou suuuuuper feliz por ti! Parabéns pela conquista! Continuarei torcendo por aqui. Quem sabe um dia ainda te visito em Moscou?!

Livros em russo? Os originais? Uh! Não é pra qualquer um.

 –

Existem muitos livros de interpretação para atores. Para quem não está familiarizado com nenhum dos autores ou livros acima, da nova coleção do Argus, saibam que estes são boa parte dos principais livros de técnicas, peças, filosofias e histórias do teatro mundial. Nas faculdades da Europa e do Brasil, geralmente focamos as pesquisas teatrais com base nessas referências: os clássicos. Ou seja, sendo estes os originais, em russo, penso que cada um desses livros é um pequeno tesouro de grandioso valor para qualquer ator.

O dia que eu aprender russo (e não deve demorar), pretendo roubar um de seus livros. Prometo devolver, em troca de outro, e depois outro mais, até finalizar todos eles. Vou degustá-los com muito prazer.

Obrigada!