Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

Hoje eu aprendi que para prosperar e ter sucesso numa profissão do meio artístico tem SIM uma fórmula mágica: Pelo menos quando falamos de atores! Sabe quando você pensa que sabe tudo (e talvez até tenha pensado em todos os detalhes rumo ao prestígio), mas acaba percebendo que “aquilo tudo” é tão pouco perto do que realmente é solicitado?

Fui num ‘Seminário’ do Bill Dance (Diretor de Casting do Se Beber Não Case II e Mad Man). Um evento, que de repente encontrei num site de atores, realizado por uma revista chamada Magic Image Hollywood Magazine. E pelo pouquinho que vi, senti e guardei na memória, vou dizer os primeiros e principais passos para ter simplesmente SUCESSO nessa carreira. Sem créditos para o Bill Dance que comentou sobre a carreira do ator por APENAS 15 minutos.

(NOTA aos sensíveis sonhadores: Não se preocupem! Para toda regra existe alguma rara exceção!)

Primeiro: BELEZA & AUTO-ESTIMA.

Vinícius de Moraes sacou tudo desde o princípio:

“Os feios que me perdoem, mas beleza é fundamental“.

Se você tem medo de se olhar no espelho porque tem a certeza de que pode quebrá-lo um dia, só por olhar; se você é daqueles que tem uma careta constante, porque a todo momento parece que chupou um limão e levou um tapa na cara; se você sabe que é muito, muito, mas muito feio: Meu conselho é que se concentre nos tópicos a seguir. Agora, se você tem uma carinha marromeno, faça como todo cidadão americano, teste sua auto-estima. Em toda a minha vida, nunca conheci pessoas mais confiantes! Por um lado é bacana, porque se você está bem consigo mesmo, não tem tempo ruim, mas cuidado, as pessoas (e a vida) podem ser cruéis. Finalmente, se você é modelo, se as pessoas tem torcicolo quando você passa na rua, ou se está num bar paquerando alguém de longe, e tem a certeza de que ela/ele virá ao seu encontro, PARABÉNS! Você é bonito(a) e tem auto-estima! Ah, e seja humilde (quando puder, isso ajuda). Aos indignados com este comentário sobre ser bonito ou não, estou falando da minha visão em relação à Los Angeles. É óbvio que Angelina Jolie, Megan Fox e a Charlize Theron tem algo em comum, não é?! Elas são lindas e maravilhosas! Mas tudo bem, este é apenas um dos ingredientes, que muitas vezes podem ser supridos pelos outros tópicos. Com certeza, beleza não é tudo.

 Segundo: DOM

Dom, competência, habilidades são itens que ajudam! Convenhamos! É claro que nem todos os atores bem-sucedidos tem o Dom (prefiro não citar nomes, mas se eu pudesse listar… Daria uma Bíblia), e no entanto existem muitos atores com um talento incrível, mas que ainda não foram descobertos e talvez nunca serão. Tampouco quero dar uma de Walter Benjamin e suas perspectivas em relação à aura da Interpretação, mas talento é sempre um fator determinante (para qualquer área). E claro, tem mais! O que será que difere os atores bonitos e talentosos daqueles que realmente ficam com o papel no final da audição?!

Terceiro: SIMPATIA

Aqueles que possuem o poder e a graça de seduzir as pessoas com sentimento de bondade sempre levam vantagem. Aqui a ‘Humildade’ também entra em jogo. Não adianta ser competente e ser a modelo mais linda do mundo, se não tiver carisma. Não nego, que mesmo com todas as qualidades que um ator pode querer, ter e desejar, ainda é muito difícil ser escolhido entre centenas de atores. Muitas vezes, os outros atores desfilam com um leque de experiências bem superior ao seu, e vocês acabam disputando uma parte mínima de um filme, comercial ou seriado de televisão. Mas se por acaso você chama atenção do Diretor de Casting ou seja lá de quem estiver fazendo a seleção do elenco, com certeza você tem um ponto positivo a ser lembrado no final das contas.

Quarto: ESFORÇO.

Quando você gosta de alguma coisa, tem um sonho, ou deseja muito que algo se realize, geralmente indica que você tem uma paixão. Para progredir, é necessário acreditar no que você gosta e principalmente no que você deseja que aconteça. É a dica do famoso SEGREDO. No caso do ator, exige tempo e esforço. Você precisa sair, ir atrás de redes sociais que te coloquem em contato com pessoas do ramo artístico, conhecer pessoas, estudar muito, fazer aulas de interpretação, visitar agências de casting, encontrar um agente, ficar saudável, enviar curriculums e fotografias, atualizar todo o material enviado sempre, construir um portfolio, manter contatos, procurar audições, trabalhar por um preço mínimo para poder pagar as impressões das fotos, etc. Se você não for atrás e não acreditar no seu Negócio, elas não serão feitas sozinhas e ninguém saberá que você existe para preencher aquele papel que só você poderia fazê-lo.

Então, digo e repito, se existe algo importante a ser feito com a carreira artística para completar a BULA DO TRIUNFO, acho que é isso: TRABALHAR DURO e ACREDITAR.

 Quinto: ACASO

Ah, o acaso! Pois é, aqui vem a sorte de alguns e o fracasso de outros. Infelizmente este mundo pode ser injusto, e é. Uma pessoa que trabalha duro, se esforça, acredita, é bonita, tem talento e simpatia, nem sempre tem um pai-tio-avô que é Diretor, Produtor, Editor. Ou talvez não tenha a sorte de entrar sem querer num supermercado e esbarrar com o Clint Eastwood… E a coincidência é que essa pessoa é simplesmente o perfil que estavam precisando para o filme. Quando você lê um livro, você imagina todos os detalhes da pessoa que está vivendo a história. Assim também acontece nos scripts. Os escritores e diretores já criaram o perfil dos personagens antes mesmo de pensarem em começar as audições para os atores. Quando a hora chegar, só esteja preparado para o que der e vier. E às vezes você passa a vida inteira se preparando, para uma pequena frase num filme, que pode mudar a sua vida. Portanto, SE PREPARE. A sorte pode ser a próxima a bater em sua porta.

Quem trabalha duro e acredita, deve prosperar.

Eu acredito que essa Bula é variável. Existem vários outros itens que também contam, mas para mim, estes são os principais ingredientes para o sucesso aqui em Hollywood. O que vocês acham?!